Cases

Santiago do Campo de Estrelas

Carlos Alberto Bortoly

No início da civilização a região da Galícia na Espanha era conhecida como o fim do mundo, e não foi uma casualidade que decidiu o mundo acabar num lugar tão formoso, um lugar mágico no qual as distintas culturas que o habitaram, nos deixaram a sua própria mensagem, a pegada!

Os romanos chegaram à Galícia, no século I A.C., no início eram pequenos destacamentos que buscavam terra para conquistar, ao longo do caminho que os levaria até o Atlântico, os romanos se estabeleceram em determinados lugares para poder descansar de suas longas viagens. Dois requisitos eram fundamentais antes que começarem a montar um acampamento:
  • O primeiro era a existência de um rio próximo para ter água para beber.
  • O segundo consistia em estabelecer seu acampamento num lugar seguro ao alto, num morro, para assim poder controlar o que ocorria a sua volta.

Assim que fosse estabelecido o lugar, iniciava-se uma pequena construção, atualmente conhecida como pousada. Neste local viviam alguns soldados e um pequeno número de habitantes plenamente romanizados, chegando a formar com o tempo uma encruzilhada de caminhos, sendo que um desses lugares daria o nome à cidade que hoje conhecemos como Santiago de Compostela, seu rio determinou o lugar? Ou seria o mar que traria uma inesperada visita? Assim nasceu uma lenda!

Santiago um dos discípulos de Jesus Cristo, irmão do apostolo São João, nasceu em Betsaida (casa da pesca, em hebraico), na Galiléia, era pescador, sócio de São Pedro, foi chamado por Jesus e após a ascensão de Jesus, ele parte para a evangelização na Galícia... Ao voltar à Terra Santa foi morto e degolado por Herodes Agripa I.

Dois discípulos sabendo da sua morte vão até a Galiléia buscar o seu corpo, partiram do porto Rafah na Palestina numa pequena barca, seus nomes eram Atanásio e Teodoro, levavam com eles os restos de Jacob, filho de Zebedeu, começavam uma longa viagem numa barca sem remo guiada pelo seu mestre, percorreram os principais portos da época até alcançar à costa galega, chegaram a Iria Flávia (Iria foi a sede de um bispado cristão do século VI), logo após amarrarem a barca numa pedra, continuaram seu caminho a pé, levando consigo os restos de seu mestre, essa pedra deu nome ao lugar Padron.

Galícia era uma terra que naquela época era dominada pelos romanos, Atanásio e Teodoro chegaram a um pequeno assentamento romano, localizado no alto de um monteiro, lugar que ficaria marcado para sempre, foi ali que decidiram enterrar os restos mortais de seu mestre Jacob. Porém aquele lugar seria abandonado muitos anos mais tarde, cobrindo-se por completo de vegetação, convertendo-se pouco a pouco num bosque. O bosque “Libredón” que ocultaria os restos do mestre Jacob durante anos.

Jacob, o filho de Zebedeu, o mesmo homem que séculos mais tarde seria conhecido pelo nome de Santiago.

Entre os anos de 820 d.C. e 830 d.C., a luz voltou ao bosque Libredón. Um eremita que vivia nas imediações do monte visualizou numa noite um estranho fenômeno, uma extraordinária luz brotava do fundo do bosque e parecia indicar um lugar, o seu nome era Pelayo ou Paio. Aquele lugar não era outro senão um mausoléu, uma velha tumba abandonada durante séculos, Paio pensou que aquelas luzes possuíam um valor sobrenatural e rapidamente foi contar seu descobrimento a mais alta autoridade religiosa existente na Iria Flávia, o bispo Teodomiro. Paio contou ao bispo o que seus olhos tinham visto. Isso despertou o desejo de Teodomiro contemplar com os próprios olhos.  

Teodomiro adentrou ao mausoléu e faria um descobrimento que mudaria aquele lugar para sempre, justo ali naquele mausoléu, no coração do bosque Libredon, descansava os restos mortais do apostolo Santiago e seus dois discípulos, Teodoro e Atanásio.

O bispo Teodomiro escreveu uma carta ao Rei Afonso II, relatando o descobrimento da tumba de Santiago (o apóstolo). O rei Afonso partiu a cavalo percorrendo um caminho (precisava verificar com os próprios olhos esse descobrimento), o primeiro caminho que um peregrino percorreria até a tumba de Santiago, o caminho primitivo, dessa forma o Rei Afonso II converter-se-ia no primeiro peregrino, o primeiro peregrino a visitar a tumba de Santiago e mandou construir uma pequena igreja sobre o mausoléu, para que gente de todos os lugares pudesse visitar o apostolo.

A notícia do descobrimento se espalhou até os confins da Europa, despertou o desejo de muitos peregrinos que saíram de diversos lugares da Europa para visitar o apostolo. Um lugar mágico, que foi crescendo mais e mais com o tempo, um céu super estrelado que desde então se conhece como Santiago de Compostela.

Muitos homens desde então recorrem a ele criando rotas e caminhos até Santiago de Compostela.

Últimos cases

Gostou? Divulgue

Cases de clientes

Últimas notícias

Todos os direitos reservados Piratini Viagens
Desenvolvido por Webcomponent Soluções em Tecnologia